Hospital Regional começa a ofertar primeiros serviços de traumato-ortopedia nesta quarta-feira

Arianne Lima

Hospital Regional começa a ofertar primeiros serviços de traumato-ortopedia nesta quarta-feira
Fotos: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)

A partir desta quarta-feira, o Hospital Regional de Santa Maria começará a prestar atendimentos nas especialidades de traumatologia e ortopedia para mais de 30 municípios da região.

Sociedade de Oftalmologia promove mobilização sobre transplante de córnea no mês de maio

Conforme a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (4ª CRS), no hospital, serão realizados todos os procedimentos da lista de média complexidade (cirurgia do sistema osteomuscular, cintura escapular, membros superiores, coluna vertebral e caixa torácica, cintura pélvica, membros inferiores e gerais), incluindo, quando necessário, a utilização de órteses, próteses e materiais especiais.

PRIMEIRA ETAPA

Segundo dados da SES, 10.894 pessoas aguardam por procedimentos cirúrgicos na área de traumato-ortopedia em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com o diretor técnico do Hospital Regional de Santa Maria, Vinicíus Menegola, a primeira etapa envolverá a triagem desta lista de espera:

–Precisamos saber quem precisa de cirurgia, quem precisa de exames novos, quem precisa, por exemplo, de avaliação cardiológica antes e quem tem condições clinicas de realizar as cirurgias. Fora isso, ainda existe a possibilidade de, via Gerint, que é o sistema de regulação do Estado, chegar pacientes já prontos pra operar.

ENCAMINHAMENTO

Conforme a SES, os pacientes serão encaminhados para atendimento na instituição via Sistema Nacional de Regulação (SISReg). Vão ser disponibilizadas 280 consultas ambulatoriais mensais em traumatologia para o Hospital Regional. Depois desse primeiro atendimento, o paciente poderá ser encaminhado a outros procedimentos, incluindo exames, cirurgias e retornos pós-cirúrgicos, conforme necessidade.

ANÚNCIO

O anúncio do inicio dos atendimentos de traumato-ortopedia no Regional foi feito pela secretária estadual da Saúde (SES), Arita Bergmann, na última quinta-feira, durante uma coletiva no salão polivalente do hospital. Durante o ato, o contrato, que prevê a oferta de 40 cirurgias e 280 consultas e exames por mês, foi assinado pela secretária e o diretor presidente do Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia, Marne de Freitas Gomes, que gestiona a instituição. 

Arianne Lima – [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto Flores para Todos realiza exposição com mais de 500 plantas Anterior

Projeto Flores para Todos realiza exposição com mais de 500 plantas

Inflação oficial fica em 1,06% em abril, segundo IBGE Próximo

Inflação oficial fica em 1,06% em abril, segundo IBGE

Geral